Curso de Graduação em
Ciência da Computação

Orientação Acadêmica

Na primeira matrícula, o estudante ingressante no curso recebe um plano de estudo inicial, constando todas as disciplinas que deverá cursar ao longo do curso. Este plano pode ser alterado ao final de cada semestre, em período determinado pelo Registro Escolar.

No plano de estudos, cada semestre letivo deve possuir no mínimo 12 créditos e no máximo 28 créditos a serem cursados. Em alguns casos é permitido até 32 créditos (aluno com alto desempenho acadêmico).

Cada estudante possui um orientador acadêmico para auxiliá-lo na alteração de seu plano de estudo. O curso de Ciência da Computação delega um orientador acadêmico para cada turma, sendo o coordenador do curso o responsável pelas turmas ingressantes.

Atualmente os orientadores acadêmicos estão distribuídos da seguinte forma:

2019 – Lucas
2018 – Marcos Henrique
2017 – Salles
2016 – André
2015 – Luiz Carlos
anteriores – Lucas

Até o 3º semestre os estudantes deverão elaborar o Plano de Estudo em conjunto com o Orientador Acadêmico. Cada orientador acadêmico tem total autonomia para agendar os seus horários disponíveis para a realização dos planos de estudo. Esses horários são sempre divulgados na lista da alunos nas últimas semanas de cada semestre letivo.

A partir do 4º semestre, o acesso à elaboração ao Plano de Estudo será liberado aos estudantes que tenham cursado e obtido aprovação em todas as disciplinas previstas para os três primeiros períodos do curso. Os alunos que, mesmo a partir do 4º semestre, se encontrarem em alguma das situações listadas abaixo, só poderão alterar o plano de estudo com o seu Orientador Acadêmico:

- com coeficiente acumulado inferior a 60
- ou rendimento acadêmico insuficiente no último semestre cursado
- ou três rendimentos acadêmicos insuficientes
- ou reprovação em uma disciplina pela terceira vez

As disciplinas reprovadas no semestre em curso e não reposicionadas no plano de estudos serão automaticamente incluídas pelo Sapiens no semestre seguinte. No reposicionamento das disciplinas, deve-se manter, no mínimo, uma destas disciplinas no semestre seguinte, quando estas forem disciplinas dos três primeiros períodos.

Só será possível a realização da matrícula em disciplina constante do Plano de Estudo. O Orientador Acadêmico, em conjunto com o estudante, poderá definir uma lista de disciplinas alternativas no Plano de Estudo, possíveis de serem incluídas durante o acerto de matricula pelo próprio aluno.

ATENÇÃO: plano de estudos é uma intenção de matrícula e serve para o sistema avaliar demandas. O aluno, além de fazer o plano de estudos, DEVE fazer também a solicitação de matrícula, via SAPIENS, visando a efetivação da matrícula com base nos Planos de Estudos (Verificar data limite no calendário escolar).
A falta de renovação de matrícula num período letivo equivalerá ao abandono de curso.

*atualizado 02/2019

SAIBA MAIS SOBRE A UFV

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2013 - Mantido com Wordpress